Edições Passadas

Depoimentos:

Colégio Loyola de BH: uma experiência internacionalista

Tive o prazer, e o privilégio, de participar, na sexta-feira 9/12/2011, da abertura do quinto exercício de simulações de negociações internacionais mantido pelo Colégio Loyola de Belo Horizonte, um dos mais prestigiosos, senão o melhor, dos estabelecimentos de ensino da capital mineira, mais conhecido sob o diminutivo de LoyolaMun.
Na ocasião, pronunciei uma palestra de abertura dessa simulação -- inclusive no terreno histórico -- e depois mantive um diálogo com os estudantes, na biblioteca do Colégio, quando também lancei dois dos meus mais recentes livros: Relações Internacionais e Política Externa do Brasil e Globalizando.
Foi uma excelente oportunidade para conversar com jovens, e tentar responder algumas de suas perguntas sobre temas internacionais e da carreira diplomática.
Gostaria, neste momento, de agradecer ao organizador do evento, aluno de último ano Bruno Vaz, bem como à Juliana Senna e Ana Carolina, e ao professor Cícero Silva, pela gentileza da acolhida com que fui brindado.
No diálogo com os estudantes pude, parcialmente ao menos, responder perguntas do João Pedro, Pedro Nogueira, Isabela, Gabriel, Ana Flávia, Gabriel (outro Gabriel) e Lorena, e espero ter podido satisfazer parte de sua curiosidade.
Em todo caso, continuo à disposição dos alunos, e outros curiosos também, no que se refere a essas questões que possam ter relação com minhas competências intelectuais.
O agradecimento a todos,


Paulo Roberto de Almeida

(Diplomata de carreira desde 1977, exerceu diversos cargos na Secretaria de Estado das Relações Exteriores e em embaixadas e delegações do Brasil no exterior.Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas (1984), mestre em Planejamento Econômico e Economia Internacional pelo Colégio dos Países em Desenvolvimento da Universidade de Estado de Antuérpia (1976).

Dísponivel em: https://diplomatizzando.blogspot.com/2011/12/colegio-loyola-de-bh-uma-experiencia.html