O Colégio Loyola

O Colégio Loyola foi idealizado, primeiramente, pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, que se empenhou em dotar a capital mineira de colégios católicos. Em 1942, atendendo ao pedido do arcebispo, o Padre Provincial Luiz Riou destacou os padres César Dainese e Paulo Nacca para realizarem os primeiros estudos visando à fundação de um colégio na capital mineira.

A consagração ao Sagrado Coração de Jesus foi o ato que marcou a inauguração oficial, no dia 19 de março de 1943, realizado pelo Padre Dainese, Superior da Comunidade, com a presença de 30 alunos e dos primeiros professores: mestres Antônio Ribeiro, Luiz Gonzaga Monnerat e Irmão Hugo Madalena. Todos, sob a orientação do prefeito geral, padre Paulo Nacca. A primeira sede do Colégio Loyola foi na rua Gonçalves Dias, 1218, em uma casa cedida pelo senhor Francisco Lobato, onde hoje funciona um Projeto Social que atende jovens carentes da periferia de Belo Horizonte.

No dia 25 de março de 1943, dia em que se comemora o aniversário do Colégio Loyola e também dedicado à Anunciação de Nossa Senhora, foi celebrada a Missa Inaugural, à qual estiveram presentes os 33 alunos e suas famílias. Nessa noite, foi realizado o ato acadêmico de inauguração, com a presença de vários jesuítas, superiores de outras comunidades, autoridades civis e militares.
No início de 1949, o Colégio Loyola mudou-se para a Avenida do Contorno, 7919, no bairro Cidade Jardim, atual endereço, em terreno cedido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek.

Como integrante da rede de escolas da Companhia de Jesus, o Colégio Loyola tem como missão a excelência em educação, traduzida em uma formação que integra todos os aspectos do desenvolvimento humano, contribuindo, assim, para a formação de pessoas competentes, conscientes, compassivas e comprometidas com os valores cristãos.

Site Oficial